ATPS DE DIREITO EMPRESARIAL
ADMINISTRAÇÃO
MACAÉ /RJ, 04 DE NOVEMBRO, 2014
Na antiga sociedade o objetivo de prestação de serviços tinha o contrato registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Enquanto que uma sociedade Mercantil tinha o seu contrato Social nas Juntas Comerciais dos Estados, com isso os Empresários desejavam atuar por conta própria.
Se caso ele preferir ter uma pessoa a mais terão que fazer uma Sociedade que iria fica Sociedade Empresária ou Sociedade Simples.
Hoje todos que eram registrados como Firmas Individuais passaram para Empresários, porém eles têm que ter os requisitos a seguir (exercícios de atividades econômicas atividades organizada).
Outra mudança é que antigamente era obrigatório ter acima de 21 anos, nos dias de hoje com 18 anos pode-se abrir uma Empresa desde que seja uma pessoa emancipada.
Atividades Econômicas: Empresário é a pessoa que toma iniciativa de organizar uma ATIVIDADE ECONÔMICA de produção ou circulação de bens ou serviços.
Atividades Organizadas: ATIVIDADE ORGANIZADA é aquela que o empresário devera buscar o lucro a partir do bem ou serviço que explora.
COMO SE TORNAR UM EMPRESÁRIO.
Para se tornar um empresário, segundo Fabio Ulhoa Coelho é preciso uma pessoa de iniciativa, que saiba organizar atividades econômicas de produção, ou circulação de bens ou serviços. Para se tornar um empresário, essa pessoa pode ser física, que investe seu dinheiro administra e organiza a empresa sozinho ou jurídica que cresce com força de outras pessoas.
Também é necessário, para a pratica de qualquer ato ou negócio jurídica válido a lei-exige a capacidade civil, além do que o interessado não pode estar legalmente impedido.
Profissionalmente- Considera-se um empresário quem exerce PROFISSIONALMENTE atividades econômicas organizadas para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES
1) CONCEITO:
É a sociedade simples ou empresária que possui dois