Atps de Didática
Planejamento do processo ensino- aprendizagem
Iniciar o trabalho com um grupo de alunos novos será fundamental conhece-los bem, pois, uma turma é sempre diferente da outra. Para definir com clareza as melhores estratégias, métodos e materiais a serem usados. O plano de trabalho trata-se disso, ele deve ser norteado pelo planejamento específico de cada série ou ciclo que varia de uma escola para outra.
Em sala, é hora de observar quem desenha bem, tem facilidade ou não pela leitura, gosta de falar ou é mais tímido. Com essas informações em mãos, o educador poderá elaborar estratégias adequadas para todo o grupo considerando as características de cada um.
O plano de aula feito desde o primeiro dia de aula com os conteúdos a ser abordados, podem ao longo do ano mudar de rumo. Um dos motivos é atender às necessidades momentâneas dos alunos.
A avaliação sempre deve estar a serviço do aluno. Isso significa que ela não tem como objetivo determinar as notas a ser enviadas à secretaria, mas acompanhar o caminho que o aluno faz , descobrir suas necessidades. Ela é constante e pode ser feita durante trabalhos em grupo, jogos e brincadeiras. Assim se observam o interesse e avanços de toda turma. Ao pensar em avaliação, você pode lançar mão de atividades interativas em que existam o diálogo, a troca entre os alunos, a participação e a cooperação.
Os objetivos que o professor deseja alcançar devem sempre preceder sua ação. O ideal é estabelecer primeiro um objetivo e, depois, um caminho para alcança-lo o que inclui definir o conteúdo e a metodologia
Os conteúdos abordados em sala de aula devem, basicamente, contribuir para a formação de cidadãos conscientes, informados e capazes de melhorar a sociedade. Por isso é muito comum os professores tentarem montar suas aulas tendo como centro do trabalho o interesse do aluno. Dessa maneira, eles teriam mais elementos para refletir sobre o meio em que vivem e sobre o que os cerca.
O professor deve dar ao aluno desafios