ATPS de didatica 2014
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Prática de Ensino”, -3º semestre-, sob orientação da professora-tutora
Abril/2014
ETAPA 1
INTRODUÇÃO
Este projeto apresenta uma abordagem sobre a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, tendo por objetivo atingir uma metodologia no processo de aquisição do conhecimento na educação infantil, como também, fazer uma análise reflexiva para compreender se realmente os jogos e brincadeiras pode contribuir no processo ensino/aprendizagem.
Os jogos e brincadeira na educação infantil são de suma importância para o desenvolvimento da criança no ensino aprendizagem, uma vez que as crianças desenvolvem o raciocínio lógico através do lúdico e constroem o seu conhecimento de forma descontraída.
Ao trabalhar com jogos e brincadeiras, é necessário que haja uma infinidade de meios a serem oferecidos para que a criança possa desenvolver sua capacidade de criar e aprender. É importante também que o professor conheça os objetivos do jogo,domine as técnicas,a vivência e assim reflita de forma crítica a possibilidade de utilizá-lo em suas aulas.
Além de se apresentar como espaço para considerar o raciocínio e a construção do conhecimento pelos alunos, os jogos e as brincadeiras podem ser para o professor um espaço privilegiado de observação de seus alunos.
A prática dos jogos e brincadeiras auxilia no trabalho pedagógico, como também no enriquecimento dos conteúdos a serem desenvolvidos,porém é necessário que o professor incentive as atitudes das crianças à medida que lhe é solicitado.
O professor poderá explorar os momentos de prazer e imaginação com as crianças nas atividades do cotidiano,estimulando a capacidade de raciocínio,como também o desenvolvimento físico,afetivo e cognitivo das mesmas.
No entanto é preciso que o