ATPS DE DID TICA
Curso: Pedagogia
Introdução
A história da chupeta começa lá pelo século XV, conforme Metlinger (1473) e Rosslim (1513) “[...] Escavações de tumbas de bebês que há 3.000 anos atrás revelam que a existência de peças feitas de argila, em forma de porco, sapo ou cavalo que possuíam orifícios pelo qual era introduzido mel e outros , na boca do animal, permitia que a criança sugasse o seu conteúdo. (Castilho e Rocha 2009)
Também tem registrado na historia que um médico russo chamado Stoitchocovsky, da antiga União Soviética tinha uma filha que chorava constantemente, e isso irritava-o deixando muito nervoso. Como trabalhava em uma agência de inteligência Russa viu um método que era usado para silenciar e resolveu usar em sua filha, só que trocou o ferro pela borracha plástica. Antes disso eram usados vários objetos para acalmar os bebês como: panos embebidos em caldas de açúcar, colheres de prata, mel, leite adocicado, conhaque e láudano (ópio misturado com álcool), o que teve uma grande repercussão por ser algo inaceitável, isso foi na metade do século XIX.
Após isso a chupeta foi patenteada em 1900, nos EUA, mais não se sabe ao certo se a chupeta nasceu da ideia do médico Russo ou se foi da ideia dos Americanos. As chupetas ortodônticas, foram criadas por alemães em 1949, e até hoje a chupeta é usada, mais com este trabalho pedagógico com as crianças e os pais procuramos fazer com que a criança tenha mais autonomia, segurança e confiança.
Ao pesquisarmos sobre a origem das chupetas, resolvemos desenvolver um projeto com o nome “árvore das chupetas”, com o objetivo da retirada das chupetas no âmbito escolar.
Este trabalho irá abordar sobre como a criança vai deixar a chupeta, através da ajuda dos pais e professores. Onde na escola através de atividades lúdicas e pedagógicas, envolvendo todo o grupo, em casa os pais ajudam dando-lhes apoio e carinho, projeto terá êxito na sua realização.
1-