ATPS de Contabilidade
Etapa 1 – Aula Tema: Introdução à contabilidade
As Técnicas Contábeis são feitas a partir de métodos utilizados para Escrituração, esses métodos são classificados como Escrituração, as Demonstrações contábeis, Auditoria, e Análises das demonstrações contábeis.
A escrituração são registros dos fatos que afetam o patrimônio, os lançamentos são feitos nos livros contábeis, ou seja, um conjunto de lançamentos. A escrituração pode ser elaborada no método de partidas simples, que registram as operações através de um só lançamento, ou também no método das partidas dobras, cada débito possui um crédito correspondente de igual valor.
Cada organização utiliza sua ordem própria para escrituração, isso depende da forma que se compreende a ciência contábil, e da cultura da empresa.
O Livro diário possui lançamentos em ordem cronológica onde são lançadas as operações diárias de uma empresa, que segue um padrão que determina as informações do lançamento, como por exemplo: loca e data do fato, conta a ser debitada, conta a ser creditada, histórico e valor. Seu preenchimento e obrigatório por lei e registrados em partidas dobradas.
O Livro razão são as transcrições do livro diário, que por último é elaborado o balancete de verificação, que verifica se os saldos credores e devedores estão de acordo com os métodos das partidas dobradas. Também exigido por lei como o livro diário, ele controla movimentos separados de todas as contas, dando assim utilidade ao conhecimento dos saldos e apurações, resumindo por conta oi subcontas os lançamentos.
Os razonetes denominado de conta T são importantes para que se possam registrar individualmente as contas, e que facilite o entendimento dos lançamentos contábeis. No lado esquerdo são lançados os débitos, e no lado direito os créditos, o nome da conta fica em cima do T.
O balancete de verificação é elaborado através de todas as informações das contas da empresa e seus saldos em débitos e créditos, chegando à um resultado