ATPS DE CONTABILIDADE INTERMEDIARIA
PASSO 1
Regime de competência - As despesas e as receitas são contabilizadas dentro do mesmo exercício independentemente de serem recebidas, pagas ou não.
Regime de Caixa - As despesas e as receitas são contabilizadas quando se tem os efetivos pagamentos ou recebimentos.
ETAPA 2
PASSO 2
É considerado custo, todo gasto relativo a aquisição ou produção de mercadorias, como por exemplo, matéria prima, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação, ele está diretamente relacionado ao produto, devemos pesquisar para saber se é custo ou não, pois existem diversas coisas que podemos nos enganar ao pensar que é custo mas na verdade pode ser uma despesa.
As Despesas são todos gastos relativos a administração da empresa, como a área comercial, marketing e o financeiro, rh, ou seja, gastos que a empresa precisa ter para manter a estrutura funcionando, más não contribuem diretamente para geração de novos itens que serão comercializados.
Livro Diário é um livro de escrituração, obrigatório, onde são feitos os registros dos atos e fatos que ocorrem dentro de uma empresa ou com relação a outras. Pode ser escriturado por sistema de processamento eletrônico de dados, em formulários contínuos cujas folhas deverão ser numeradas em ordem sequencial, mecânica ou tipograficamente.
O Livro Razão é obrigatório pela legislação brasileira e tem a finalidade de demonstrar a movimentação analítica das contas escrituradas no diário e constantes do balanço, serve para empresas cuja tributação do Imposto de Renda seja com base no Lucro Real. Em virtude de sua eficiência, ele é indispensável em qualquer tipo de empresa.
Sped (Sistema Público de Escrituração Digital), esta sendo incorporado nas empresas desde 2009, o arquivo gerado nesses processos é assinado por meio de uma certificação digital. Tem como finalidade modernizar a atual sistemática do cumprimento das obrigações acessórias e utiliza-se da certificação digital para garantir a validade jurídica dos documentos