ATPS DE COMPETENCIA 7 Semestre
Curso Serviço Social – Sétimo Semestre
Disciplina Competências Profissionais
ATPS Competências Profissionais
Ana Cíntia da Silva RA: 2306305528
Karoline Farias Pereira RA: 6377220274
Luciana Alves Machado de Moura RA: 2318375382
Raquel dos Santos Martins RA: 2330423445
Profª. EaD: Ma Elisa Cléia Nobre
Profª. Tutora Presencial. :Bárbara Neves
Profª. Tutora a Distância: Adriana Perondi
Rio Grande/ RS
2014
INTRODUÇÃO
A pesquisa realizada para esse trabalho nos mostra uma de ruptura com o Serviço Social, e de como este começou, seus momentos principais. A importância da ética para o exercício profissional no seu cotidiano, o código de Ética , sua utilização em prol de uma cumplicidade com o usuário.
Os aspectos da lei 8.662 de 7 de junho de 1993 para o exercício do assistente social, de como esta entrou nos debates e como é vista nesta área.
E o porquê a resolução CFESS nº 569, de 25 de março de 2010, que nos traz a vedação de realizações de terapias , não constitui como uma atribuição e competência do assistente social e no que nos afeta.
SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL
O serviço social insurge no cenário brasileiro como emissário da classe burguesa dominante, unido ao poder da Igreja Católica e do Estado com a finalidade de afiançar a sustentação do sistema capitalista. Tendo originalmente como o modelo do Serviço Social Europeu, como embasamento na teoria neotomista – positivista, em que na década de 1940, esse norte passa a orientar o exercício profissional. Dentro dessa conjuntura a regulamentação profissional incidiu num conjunto em que o Estado brasileiro adotou um viés regulador delegando aos conselhos profissionais o papel de controle. Não obstante, o serviço social abrangeu a profissão e suas entidades em outro aspecto, abarcando