Atps de ciências sociais
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: CIENCIAS SOCIAIS
PROFESSOR: CLAUDIA REGINA BENEDETTI
“CIENCIAS SOCIAIS E SUA APRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE”
EQUIPE:
KARLA MAYRLA R° MONTEIRO RA: 374341
MARIA EMANUELA DA SILVA RA: 353935
LISLÂNDIA MARTINS NEVES RA: 356153
SABRINA ÉRIKA DOS SANTOS MUNIS RA: 381536
KAROLINE PEREIRA DA COSTA RA: 372197
ACARAÚ-CE/ 27 DE NOVEMBRO DE 2012.
INTRODUÇÃO
Antes de tudo vamos entender o conceito de Cultura, Indivíduo e Sociedade, segundo o dicionário de sociologia.
• CULTURA. Forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores que o grupo conhece.
• INDIVIDUO - é o ser apenas biológico, que se distingue de pessoa social.
• SOCIEDADE- Estrutura formada pelos grupos principais, ligados entre si, considerados como uma unidade e participando todos de uma cultura comum.
Dias em seu livro de sociologia geral diz que, Cultura é algo que está dentro de todo ser humano, o individuo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos cultura junto aos seres humanos, portanto todos os grupos humanos possuem culturas, cada um seguindo os seus pontos de vista do que é certo ou errado e a partir do momento que julgamos a cultura do outro , estamos utilizando da nossa própria cultura, do que consideramos ser bom, ou correto, e não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, existe apenas culturas diferentes.
Desde muito tempo o homem sempre foi acostumado a viver em grupo, os nômades nunca andavam sozinhos, os homens das cavernas também não, ou seja, não faz pouco tempo que o homem acostumou-se a viver em sociedade, quando uma pessoa vive sozinha, ela é chamada de esquisita, pois não quer ter convívio, ou seja, a própria sociedade