atps de calculo
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO / 1º SEMESTRE
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ALUMÍNIO
QUÍMICA - Professor: Vinicius
Pelotas, 30 de setembro de 2013
Introdução
O alumínio ( Al ) é o terceiro elemento químico mais abundante na costa terrestre, por sua vez é uns dos metais mais utilizados atualmente, pelo fato de poder ser usado em diversos segmentos, é resistente a corrosão, é leve, reciclável e tem ótima condutividade térmica e elétrica.
Etapa 1
A obtenção do alumínio é feita a partir da extração do mineral bauxita (em forma de rocha, que contêm cerca de 35% a 55% de óxido de alumínio). A bauxita é essencial para a produção do alumínio, o Brasil segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) é o terceiro país com maior produção da bauxita. As maiores reservas produtoras de bauxita estão na região amazônica, no Pará, e na região de Poços de Caldas e Cataguases, em Minas Gerais.
Depois de sua extração e mineração a bauxita é transportada para a fábrica, onde lá se inicia a primeira de várias reações químicas, depois destas etapas a solução restante ficará pronta para ser extraída a alumina. Na etapa seguinte temos o processo químico conhecido como Bayer (Moagem, digestão, clarificação/separação dos sólidos, precipitação/onde ocorre a cristalização e calcinação). Nele, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Estes cristais são secos e calcinados a fim de eliminar a água. Então, a alumina é finalmente transformada em alumínio por meio de um processo de eletrólise.
Podemos resumir estas etapas desta forma: Mineração >Transporte > moagem > digestão > filtragem > precipitação > calcinação > alumina > eletrólise > forno de espera > esteira > lingote.
As propriedades físicas são as que se relacionam com as transformações físicas, em que não alteramos a constituição