ATPS De An Lise De Investimentos 2 2
Aula-tema: Os Tipos de Investimentos
Investimentos Públicos: São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Exemplos: Hospitais, Escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, etc.
Investimentos Privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Exemplo: Fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shoppings centers, etc.
Investimentos Mistos: São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimentos normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar, para a sociedade quanto o retorno monetário. Exemplo: Petrobrás e Banco do Brasil.
Os investimentos públicos além de trazerem melhorias para o país trazem também melhoras financeiras, pois com melhores estradas, educação, e infraestrutura, atraem investidores privados, que visam o lucro e a melhora da região onde estão investindo. No caso dos investimentos mistos a melhoria é geral, pois o governo tanto investe na população como lucra com a mesma, gerando receitas para os cofres públicos.
A importância dos investimentos Os investimentos tem importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações. A economia de um país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos, para a economia crescer, é necessário aumentar a produção das fábricas, empresas, fazendas, das unidades produtivas, etc., estas são medidas pelo PIB. A sobrevivência das organizações à longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizados por elas.
Isso influencia a sobrevivência das organizações em pelo menos 2 aspectos:
Expansão das organizações e Reposição do capital.
A Análise de Investimentos
O administrador deve analisar os