atps de algoritmo
A palavra quer dizer “operação ou processo de cálculo”. Outra definição pode ser da como especificação da sequencia ordenada de passos que deve ser seguida para a realização e uma tarefa, garantindo sua repetibilidade. Ele não é a solução do problema, mas sim o meio de obtê-la. Podemos definir então que um algoritmo é uma sequência ordenada e finita de operações bem definidas e eficazes que, quando executados por um comutador termina sempre num determinado período de tempo e que produz uma solução ou que indica que a solução não pode ser obtiva.
2. PSEUDO LINGUAGEM Prega uma linguagem intermediaria entre uma linguagem natural e uma linguagem de programação para descrever os algoritmos.
3. ESTRUTURA DE UM PROGRAMA Quando trabalhamos com a construção de um algoritmo, devemos seguir uma ordem predeterminada.
Seguiremos a ordem abaixo:
1 – Nome do programa
2 – Inclusão das bibliotecas utilizadas
3 – Declaração das variáveis globais
4 – Criações dos procedimentos e funções
5 – Indicador do inicio do programa
6 – Código principal
7 – Indicador de fim do programa Existem certas regras que devem ser seguidas ao se criar um algoritmo. Elas vão desde a sintaxe dos comandos até a ordenação dos mesmos.
Ex:
Algoritmo exemplo_comando_de_saída_de_dados
Var preço_unit, preço_tot : real quant : inteiro
Início
preco_unit := 5.0 quant := 10 preço_tot := preço_unit * quant Escreva preço_tot
Fim.
4. TIPOS PRIMITIVOS PARA REPRESENTAÇÃO DE DADOS E VARIAVEIS
Os tipos primitivos de dados são atômicos, no sentido em que não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns tipos primitivos relacionam-se diretamente à sua representação interna, como é o caso dos números inteiros. Os outros tipos primitivos, como tipo caracteres, precisam de um pequeno suporte de hardware ou software para serem representados internamente. Os tipos primitivos são;