atps de administração
• Planejamento estratégico
• Planejamento tático
• Planejamento operacional
Planejamento estratégico: Atua de forma isolada, é insuficiente, uma vez que o estabelecimento de objetivos em longo prazo, bem como o seu alcance, resulta em uma situação nebulosa, pois não existem ações mais imediatas que operacionalizem o planejamento estratégico. A falta desses aspectos é suprida por meio do desenvolvimento e implantação dos planejamentos táticos e operacionais de forma integrada. O planejamento estratégico é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela organização, com vistas a obter um nível de otimização na relação da organização com o seu ambiente.
O planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da organização e diz respeito tanto à formulação de objetivos, quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para a sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à organização e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a organização, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória.
Planejamento estratégico: Mapeia todo o ambiente e avalia as forças e limitações da organização:
- Envolve toda a organização;
- Direciona o planejamento em longo prazo;
- Focaliza o futuro e o destino da organização;
- Desenvolve ação global e perspectiva de crescimento.
Para Fischmann, “Planejamento Estratégico é uma técnica administrativa que, por meio da análise de um ambiente de uma organização, cria a consciência da suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, por meio desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar os riscos”.
Já para