Atps de administraçao
Iniciou através do feudalismo ao capitalismo, no qual o feudalismo tinha três classes sociais, os servos, guerreiros e sacerdotes. Sendo que o homem que trabalhava produzia para ambas as outras classes.
Nesse período as terras da Europa eram divididas em feudos que possuía um senhor que detinha o mando dessa gleba de terra, onde arrendava aos servos e em troca recebia parte dos grãos produzidos e serviços de mão de obra.
Até que entra em cena o comerciante, logo depois o uma nova classe social, a dos mercadores, e no século X ao XV houve a ascensão da classe média sendo um dos fatos mais importantes. Os camponeses, artesão e os mercadores saudavam a formação de um governo central que transformou a desunião em unidade. O único rival que o rei possuía era a igreja, sendo que os papas se sentiam no direito de interferir em assuntos internos do estado. Nos séculos XVI e XVII as guerras foram constantes e essas guerras eram financiadas pelos mercadores e banqueiros (classe que surgira com o avanço do comércio), essa época foi de grande miséria e ruínas (primeira guerra mundial).
Os espanhóis descobrem uma forma mais simples de aumentar sua soma de dinheiro, descobrindo os continentes da América central e do sul, onde retiravam o ouro e prata.
Com a alta expansão do comercio surge á figura do intermediário, pessoa que conhecemos atualmente como atravessador (coloca-se entre o fabricante e o comprador). E as funções do mestre artesão se resumiram em apenas três trabalhadores, empregador e capataz. Houve uma difusão da indústria pelo campo e três anos mais tarde surge o sistema das fabricas. Dando vida a figura do homem capitalista que era o diretor do sistema de produção, onde era explorado o trabalho adulto e infantil.
Foi crescente o numero de pessoas que não concordavam com a teoria e com as praticas mercantilistas, os comerciantes queriam parte dos lucros, os homens que tinham