ATPS DE ADM DE MATERIAAIS E LOGÍSTICA
966 palavras
4 páginas
ATPS ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICAETAPA 4
PASSO 2
O gerenciamento da cadeia de suprimentos ou supply chain management, revolucionou completamente não somente a forma de comprar como também a produção e a distribuição de bens e serviços.
Na gestão da cadeia de suprimentos o foco é a integração da cada componente, com maximização da eficiência determinando maior satisfação do cliente e conseqüentemente o aumento do market share. Os componentes da cadeia de suprimentos devem ser preparados para juntos maximizarem seu desempenho, adaptando-se naturalmente a mudanças externas e em outros componentes.
Nos anos 1970 as preocupações eram voltadas à eficiência dos objetivos operacionais, já nos anos 1980, a eficiência estratégica. Hoje, a gestão da cadeia de suprimentos é um bom exemplo onde ambos, objetivos e utilização de tecnologias da informação, contêm aspectos de eficiência operacional e estratégica.
O gerenciamento eficaz do SCM(supply chain management) é baseado no relacionamento direto dos que trabalham diariamente, pois a idéia é reduzir os lead-times e estoques ao mínimo necessário.
Conforme argumentou Ballou (1993), apud Souza, Carvalho, Liboreiro (2006), o conceito básico de logística, do qual evoluíram vários outros é “colocar o produto certo, na hora certa no local certo e ao menor custo possível”. Apesar de ser um conceito genérico, reflete de forma clara a abrangência e o objetivo da logística.
Bowersox e Closs (1996), apud Souza, Carvalho, Liboreiro (2006), apontam três razões para a necessidade de informações rápidas, em tempo real e com alto grau de precisão para uma gestão eficiente da logística e da cadeia de suprimentos.
Primeiro: clientes entendem que informações do andamento de uma ordem, disponibilidade de produtos, programação de entrega e dados do faturamento são elementos fundamentais do serviço ao cliente.
Segundo, com a meta de redução do estoque em toda a cadeia de suprimentos, os executivos percebem que, com informações