ATPS DANIEL
Aula-tema: o papel do analista
PASSO 1 é alguém muito importante para a prosperidade financeira de uma empresa ou instituição, uma vez que o seu papel é auxiliar a sua entidade empregadora na aquisição de lucro e na diminuição dos prejuízos financeiros em operações de crédito.
As suas principais funções são as seguintes:
Atender os possíveis credores;
Fazer o levantamento e o estudo de toda a informação pertinente sobre o possível cliente;
Conceder ou reprovar créditos, dentro de determinados limites estipulados pelos superiores;
Comunicar com o cliente de forma inteligente e amigável;
Fazer e negociar propostas de crédito, sugerindo alterações quando viável.
O analista de crédito usufrui de uma posição respeitada no mercado e a sua remuneração salarial é bastante apelativa, para além de ser um emprego com uma elevada taxa de empregabilidade.
Leia mais: http://explicatudo.com/o-que-faz-um-analista-de-credito#ixzz3EFyySOof
ETAPA 1
Aula-tema: Apresentação do Plano de Ensino e do Cronograma de Aula. Paralelo entre analise de credito em condições de risco.
Análise de crédito
a.- Análise retrospectiva – a avaliação do desempenho histórico do potencial tomador, identificando os maiores fatores de risco inerentes a sua atividade e quão satisfatoriamente esses riscos foram atenuados e/ou contornados no passado. A análise histórica tem como objetivo primordial o de procurar identificar fatores, na atual condição do tomador, que possam denunciar eventuais dificuldades e/ou questionamentos quanto a seu almejado sucesso em resgatar financiamentos tomados com o emprestador. b.- Análise de Tendências – a efetivação de uma razoavelmente segura projeção da condição financeira futura do tomador, associada à ponderação acerca de sua capacidade de suportar certo nível de endividamento oneroso
(mais comumente, empréstimos bancários), aí incluindo o financiamento em análise.
c.- Capacidade creditícia – decorrente das