ATPS dA teoria da CONTABILIDADE
ALEX FERREIRA DE MIRANDA
ADRIANO ALEXANDRE DA SILVA
AMANDA MOTA
BRUNO SILVEIRA ACCURCIO
CHARLES VAM. F DA SILVA
ENOELE CAROLINE MOTA DE ARAUJO
GUILHERME HOLSBACK GARCIA
MARIA CAROLINA SILVA OLIVEIRA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA CONTABILIDADE
Prof°. Luciana Rocha
Campo Grande – MS
03 de setembro 2014
1. INTRODUÇÃO
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registram os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, todos os movimentos em valor e em quantidades, efetuados no âmbito de atividade de uma empresa ou entidade similar. E que já existe antes até mesmo da escrita, números ou moedas, podendo se dizer que ela é tão antiga quanto a própria história da civilização. O objetivo científico da Contabilidade manifesta-se na correta representação do Patrimônio e na apreensão e análise das causas das suas mutações. Já sob ótica pragmática, a aplicação da Contabilidade a uma Entidade particularizada, busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do Patrimônio da Entidade e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios.
A Contabilidade vem evoluindo e deve continuar evoluindo, pois essa ciência é baseada em princípios, postulados e normas. Utilizada por muitos, no qual a contabilidade se tornou um dos pilares que sustenta o sistema capitalista na época atual.
2. DESENVOLVIMENTO
A contabilidade rudimentar começou a ser praticada na antiguidade 3000 a.c por pastoreiros que mesmo sem conhecer os números, a escrita ou o dinheiro, usavam pedrinhas para ver o quanto o rebanho tinha crescido, entrando assim a contabilidade já no início da civilização, avaliando a riqueza do homem, os acréscimos ou os decréscimos dessa riqueza.
Na fase empírica a contabilidade pode ser notada