Atps cutos
Gestão de Custos e Preços
ATPS
Etapa 3
Gestão de Custos
Passo 1 O custo padrão é um procedimento orçamentário e sua preexistência na organização facilita significativamente a elaboração do orçamento, pelo menos na parte que se refere as operações de produção de bens e serviços, as quais costumam se restringir o controle por meio de técnica de custeio padrão. O custeio padrão em diversas divisões, destacando-se:
- Padrão Estimado
- Padrão Ideal
- Padrão Corrente O desenvolvimento e a elaboração do custeio padrão fica por responsabilidade da engenharia da fábrica e pela contabilidade de custos, com a elaboração do pessoal envolvido nas funções controladas.
Passo 2 a) O controle de gastos é um mecanismo através do qual a empresa avalia o cumprimento das metas previstas no planejamento orçamentário, comprova veracidade e avalia os resultados de acordo com os princípios que regem a administração, controla a gestão dos gastos, servindo de apoio aos controles administrativos, aos gestores e responsáveis pelo planejamento.
b) A Aplicação Gerencial dos Sistemas de Custeio significa a aplicação dos recursos e das técnicas da Contabilidade de Custos, que gera soluções de problemas de cunho gerencial das empresas. De suma importância, pois persiste na análise do Ponto de Equilíbrio, nivelando a relação custos e despesas, resultando em lucro/prejuízo zero. Na análise de custo-volume e lucro, permitindo uma ajuda no processo de planejamento, examinando o índice de lucratividade em meio a alterações nos custos variáveis, custos e despesas fixas, preço de venda, volume e diversidade de produtos.
c) O Método ABC (Activity Based Costing) se baseia na análise das atividades desenvolvidas na empresa. Com interesse no estudo dos gastos indiretos, tendo a sua mais importante contribuição no rateio de todos os gastos.
No método ABC, nos permite o controle mais efetivo dos gastos e suporte nas