Atps curso de pedagogia
Sistema Educacional Anhanguera
Curso de Pedagogia
ATPS – Etapa 02
Gêneros Textuais
Trabalho apresentado à disciplina de Leitura e Produção de texto, sob orientação do professor Douglas.
Acadêmica: Juliana Marchewicz
Mariana Monteiro
Patrícia de Cristo Cordeiro
1º Semestre
Cascavel- PR
2012
Gênero Textual
Gêneros textuais são textos de qualquer natureza, literários ou não literários. Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, discursivas, argumentativas) utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atlas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, cartazes, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias. São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica, para um público específico e com características próprias. Aliás, essas características peculiares de um gênero discursivo nos permitem abordar aspectos da textualidade, tais como coerência e coesão textuais, impessoalidade, técnicas de argumentação e outros aspectos pertinentes ao gênero em questão.
Um gênero pode ser caracterizado: Tipos relativamente estáveis de enunciados presentes em cada esfera de troca: os gêneros possuem uma forma de composição, um plano composicional; Além do plano composicional, distinguem-se pelo conteúdo temático e pelo estilo; Trata-se de entidades escolhidas, tendo em vista as esferas de necessidade temática, o conjunto dos participantes e a vontade enunciativa ou a intenção do locutor, sujeito responsável por enunciados, unidades reais e concretas da comunicação verbal.
Lista de gêneros textuais: 1. Anúncio; 2. Blog; 3. Bula; 4. Carta; 5. Entrevista; 6. E-mail, 7. Fábula; 8. História em quadrinhos; 9.