ATPS conversao eletrom
Passo 1
Fazer uma pesquisa na bibliografia padrão e complementar ou internet sobre os princípios e conceitos básicos sobre a conversão eletromecânica de energia. Fazer um texto explicativo contendo uma introdução à conversão eletromecânica de energia, focando nos sistemas de conservação de energia, dispositivos de conversão, princípios, tipos de conversão, balanço de energia, dentre outros tópicos que considerarem relevantes. Introdução à Conversão Eletromecânica de Energia
Em todo sistema, a energia de entrada tem que ser igual a energia que sai adicionada às perdas e ao que foi armazenado. Esquematicamente, tem-se:
Matematicamente:
Win = Wout + Wperdas + Warm (1)
Em um conversor eletromecânico de energia, pode-se decompor o grande sistema em três subsistemas: elétrico, do campo de acoplamento e mecânico. Em cada um deles o princípio de conversão tem que valer.
Mais uma vez, esquematicamente, tem-se:
Para cada um dos sistemas a energia tem que se conservar. Para o sistema elétrico tem se: WE + We + We(perdas) + We(arm)
Para o sistema mecânico, tem-se:
Wm = WM + Wm( perdas) + Wm(arm)
Finalmente, para o campo de acoplamento:
We = Wm + Wa + Wa(perdas)
A identificação de cada um dos termos é dada pelo esquema da figura 1.2. As perdas do campo de acoplamento, que sempre ocorrem, podem ser representadas como parte das perdas elétricas (ou parte das perdas mecânicas). De fato, como foi feito no circuito equivalente do transformador, as perdas por corrente de Foucault e por histereses foram representadas por uma resistência equivalente (Rn), a resistência de perdas no núcleo.
Fazendo esta consideração o sistema de acoplamento passa a ser um “sistema conservativo” ou seja, um sistema sem perdas. Para o cálculo da força eletromagnética, vai-se, sem nenhuma perda de generalidade, considerar este sistema, ou seja:
We Wa Wm
DIVISÃO DOS DISPOSITIVOS DE CONVERSÃO DE ACORDO
COM A FUNÇÃO
A- Dispositivos para medição e controle (transdutores):
Dispositivos de 2