ATPS CONTROLADORIA 2 ETAPA
Nesta etapa será apresentada uma ferramenta útil para dirigir empresas antecipadamente no curto e no longo prazo, o Balanced Scorecard.
Sua eficácia está na boa compreensão dos seus fundamentos, na aplicação completa que implique na direção da empresa. É necessário que todos na organização tenham compreendido as metas e as estratégias para alcança-la, compondo as iniciativas e esforços com os processos de mudança necessários.
2. BALANCED SCORECARD
O Balanced Scorecard, Cartão de Marcação Balanceado ou Indicadores Balanceados de Desempenho, é um sistema de informação para gerenciamento da estratégia empresarial, ou seja, é uma ferramenta de planejamento estratégico, onde a organização tem definida suas metas e estratégias. Está relacionado com a visão e estratégia da empresa.
O BSC atua na área operacional, tem como objetivo unir a visão estratégica com as fases de execução e controle do processo de gestão empresarial, planejar, estabelecer metas e alinhar as iniciativas estratégicas, melhorar o Feedback e o aprendizado estratégico, comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas. Visa medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.
Esse método enfatiza a busca de objetivos financeiros, o desempenho organizacional sob 04 indicadores (objetivos e metas de cunho operacional) de avaliação das empresas, e devem ter seus objetivos, indicadores, metas e iniciativas muito bem definidas e explicitas.
São eles:
1-Financeiros: está relacionado com o objetivo da empresa. Esses indicadores ajudam a demonstrar as consequências econômicas de ações realizadas, ou seja, são perspectivas que possibilitam aos acionistas ter melhor rentabilidade dos seus investimentos. Os objetivos financeiros podem divergir dependendo de cada fase do ciclo de vida da empresa.
2-Clientes: relaciona-se com o componente da saída do processo sistêmico. Presumi definições sobre o mercado e segmento nos quais a organização