Atps contabilidade
Com esses estudos sobre a evolução histórica da contabilidade, pode-se observar que diferentes épocas eram utilizadas uma forma de controle se seus bens. Na antiguidade conforme relatos e estudos alguns teóricos acreditava que devido a ambição natural do homem, a Contabilidade já estava presente para avaliar a riqueza, acréscimo ou decréscimo dela. Como não há uma concordância uns relatam cerca de 4000 a.C. outros 6000 a.C.
Pelo menos em uma coisa eles concordavam; o homem primitivo já se utilizava de métodos para contar e preservar seus materiais de caça e pesca. Uma das coisas primordiais para a utilização destes métodos foram a observação, eles desenvolveram uma forma de memorização.
Os pastores responsáveis por alimentar e proteger seu rebanho, sem entender sobre as estações começa a observar que quando as folhas ficavam amareladas e começava a cair ele precisava resguardar seus animais para que não morresse na neve, e mesmo sem saber os números sabia que diminuía seu rebanho. Na monotonia de seu resguardo teve uma grande ideia. Ele separou cada pedrinha para representar cada cabeça de ovelha, o que se originou o que hoje chamamos de Inventário.
Na Mesopotâmia as margens dos rios Tigre e Eufrates que foram localizados os primeiros registros da contabilidade, símbolos na argila que eram moldadas em formas de placas, o homem começava a registrar seu patrimônio era a origem do Diário.
Os séculos passam e surgem outras civilizações, em torno do baixo Nilo a agricultura floresceu e com sua expansão, os egípcios se utilizavam do papiro, colhida às margens do grande rio para fazer os movimentos eram os primeiros Livros Contábeis.
Dos portos de Tiro e Sidom os Fenícios navegavam pelo Mediterrâneo expandindo sua rede de comércio, foram eles os primeiros a fazerem as trocas de bases monetárias e simplificaram os registros por símbolos.
Da Península Itálica, vieram os Romanos e assim nascia o maior e desenvolvido