Atps contabilidade.
Os princípios fundamentais da contabilidade e os precipícios da contabilidade segundo o CFC e o CPC.
Os princípios da contabilidade são:
1. A Entidade
2. A Continuidade
3. A Oportunidade
4. A do registro pelo valor Original
5. A Atualização Monetária
6. A Competência
7. A Prudência
1. Entidade- Reconhece o patrimônio como objetivo da contabilidade e afirma a necessidade de diferenciar um patrimônio particular de uma pessoa física, independente dos patrimônios das pessoas jurídicas individuais.
2. Continuidade - a continuidade ou não de uma Entidade (empresa), bem como a sua vida estabelecida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das variações patrimoniais. Essa continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor e o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da sociedade tem prazo determinado, previsto ou previsível.
3. Oportunidade - refere-se ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais. Devem ser feitas imediatamente e de forma integral, independentemente das causas que as originaram, contemplando os aspectos físicos e monetários. Quando se tratar de um fato futuro, o registro deverá ser feito desde que tecnicamente estimável mesmo existindo razoável certeza de sua ocorrência. São os casos de Provisões para Férias, para Contingências, etc.
4. Registro do Valor Original - as variações do patrimônio devem ser registradas pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos em valor presente e na moeda do país. Esses valores serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, quando configurarem agregações ou decomposições no interior da empresa.
5. Atualização Monetária - refere-se à correção monetária proveniente da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional. Não representava uma nova avaliação e sim o ajustamento dos valores originais para a data presente, aplicando os indexadores oficiais.