atps contabilidade
Sabe-se que vivemos em uma sociedade em que a renovação é constante, os procedimentos cada vez mais complexos e amplos, onde funcionários deverão obter conhecimentos e informações abundantes, fornecidas pelos líderes, para exercer suas tarefas com o máximo de eficiência. Dentro dessa situação é de suma importância compreender e desenvolver pensamentos sistêmicos que se apliquem diretamente na empresa, melhorando a qualidade e padronizando a produção, alcançando um objetivo mútuo, que é o lucro.
É fato que obter essa visão significa ser criterioso sobre processos e pessoas, uma vez que ao longo do tempo se aprimoraram, com utilização de técnicas e procedimentos desenvolvidos, que devem ser aplicadas pela empresa através do papel de líderes e gestores, a fim de focar no trabalho.Esses pensamentos e ideias criados para entender a ligação “funcionário-empresa”, são chamados de teorias administrativas e estiveram presentes em nosso cotidiano, antes mesmo de existirem grandes empresas. As teorias administrativas eram abordadas em países como o Egito, onde em meados dos anos 2589 e 2566 a.c, precisou-se de grande disciplina, comando e planejamento para se construir as pirâmides.Na Grécia, onde se abordaram inúmeras teorias sobre o trabalho e administração, com seus militares, sendo um exemplo de organização e ordem. Mas é na revolução industrial em meados do século XX que o processo de administração foi totalmente renovado com a inserção da máquina a vapor, caracterizando o início da tecnologia, onde as máquinas ocuparam espaço, diminuindo a necessidade da mão de obra.
A chegada de novas tecnologias em conjunto com as teorias e escolas administrativas, insere-nos em um contexto atual dinâmico, no qual devemos estar aptos a compreensão, mostrando a importância do estudo aprofundado dessas ideias.
2 ORIGEM
Os estudos a cerca da administração tiveram inicio nos primórdios do séc. XX, sendo que no séc. anterior (XIX) as manifestações eram poucas e