ATPS CONTABILIDADE
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
2° SEMESTRE
TEORIA DA CONTABILIDADE
AUREA CORREA DE SANTANA – RA 7955707213
LUANA DAIANE LIMA BENTO – RA 6300182408
LÚCIO ARLINDO BARBOSA VIANA – RA 6750338945
RONALDO DE PAULA DIAS – RA 6397230841
ROSELI FERREIRA CARDOSO – RA 8137740802
WAGNER LUIZ CORRÊA – RA 6750346812
PLANO DE NEGÓCIOS
PROFESSOR EAD: MA. RENATA M. G. DALPIAZ
TUTOR EAD: MA. MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE OLIVEIRA
TABOÃO DA SERRA/SP
NOVEMBRO DE 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
WEBGRAFIA
INTRODUÇÃO
Alguns fatos específicos têm alterado significativamente o ambiente operacional das empresas. Podem ser citados os seguintes: mudança da estratégia de grandes volumes e reduzido mix de produtos, para menores volumes e mix mais variado; alterações substanciais na estrutura de custos e despesas, representativos dos recursos consumidos nas atividades empresariais; redução no ciclo de vida dos produtos; e menor poder, das empresas, de impor seus preços ao mercado.
A Contabilidade tem procurado, por meio do trabalho de vários pesquisadores, evoluir no sentido de apresentar práticas específicas e tidas como adequadas e necessárias à composição do conjunto de informações de que os tomadores de decisão necessitam na condução competitiva das empresas.
Há uma vasta literatura abordando a globalização, os conceitos que a elucidam e as consequências dela para a economia dos países, empresas e demais agentes econômicos, Franco (1999), ao fazer uma avaliação sobre os efeitos da globalização, afirma que com a maior competição, as empresas são forçadas a ficar mais inovadoras e criativas, não apenas em termos de produzir melhor e mais barato, mas também em termos de marketing e finanças; ou seja, a competitividade tem que estar presente em todas as áreas da empresa. Para Nakagawa (1994) a competitividade da empresa caracteriza-se pela capacidade que ela tem de