ATPS CONTABILIDADE INTERMEDIARIA
Administração de Empresas
1 – Os livros obrigatórios são o livro diário, e o livro razão. O livro diário é obrigatório para todas as empresas, neste são registrados os fatos contábeis em partidas dobradas em ordem rigorosamente cronológica de dia, mês e ano. Podendo ser substituído apenas por escrituração mecanizada. No Livro razão agrupam-se os valores de forma racional, e na mesma natureza nas contas individuais, são debitados e creditados podendo a qualquer momento verificar o seu saldo.
2- Os livros servem para facilitar o controle contábil da empresa, facilitando assim a verificação de gastos e rendimentos, de uma forma pratica de interpretar. Sendo assim eles registram todos os fatos contábeis diários, mensais e anuais de uma empresa.
3- o SPED é um sistema publico de escrituração que está sendo implantado desde 2009 nas empresas, com a intenção de facilitar o envio dos dados ao Fisco.
Com o Sped a empresa não precisa imprimir os livros diários, razão e os demonstrativos contábeis. Pois ele gera um arquivo digital em formato pré-estabelecido, que é enviado diretamente para o Fisco.
Este arquivo recebe uma assinatura digital, é validado, e transmitido para o Fisco. Tendo como finalidade modernizar a sistemática do cumprimento das obrigações fiscais.
4- Sim, pois ele faz parte do PAC como redução de custos Brasil. O SPED foi feito para facilitar as obrigações das empresas e também diminuir os gastos na impressão de documentos.
5 – No antigo sistema tudo era feito de forma manual e deveria ser impresso. Já com esse novo sistema tudo pode ser feito eletronicamente, sem necessidade de ser impresso, e de forma rápida e pratica pode ser acessado.
6- Livros diários e razão e seus auxiliares. Livro de balancetes diários e balanços.
7 – É necessário ter o certificado digital, e estar regularizado com as obrigações fiscais.
8 – Acredito que não é necessário, visando que tudo é salvo automaticamente não correndo risco de perdas.