Atps contabilidade intermediaria 2
O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras. No âmbito da contabilidade têm-se duas formas para de se fazer os registros de contabilização de receitas e despesas dentro de uma empresa, são eles: Regime de Caixa e Regime de Competência.
Começando pelo Regime de Caixa, pode-se afirmar que este é uma das ferramentas mais importantes para o bom desenvolvimento de uma empresa. Com este regime, se faz de imediato o registro da entrada e saída de dinheiro de uma determinada empresa. Por ser de suma importância, a Demonstração de Fluxo de Caixa torna-se a ferramenta gerencial mais utilizada pelas empresas e entidades sem fins lucrativos e por serem tão funcionais todas as empresas fazem com que o fluxo de caixa seja utilizado de forma correta e indispensável.
A exigência deste regime se caracteriza pela forma em que se procede. A Receita será contabilizada no momento de seu recebimento, ou seja, quando entrar dinheiro no caixa e a Despesa será contabilizada no momento do pagamento, ou seja, quando sair dinheiro do caixa.
Para o Regime de Competência os eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos. Independentemente do fato gerador deve ser feito o lançamento, para as Receitas se contabiliza no período em que for gerada, independente do seu recebimento, para as Despesas deve ser contabilizada como tal no período em que for consumida, incorrida, independente do pagamento. Este regime informa aos usuários não somente a respeito das transações passadas, que envolvem pagamentos e recebimentos de dinheiro, mas também das obrigações a serem pagas no futuro e dos recursos que representam dinheiro a ser recebido no futuro.
As Normas Brasileiras de Contabilidade elegem o regime de competência como único parâmetro válido, portanto, de