Atps Contabilidade Geral
Em decorrência da Teoria Patrimonialista, hoje em dia vista com maior utilização e aceita como a mais apropriada entre os contadores, onde se usa como objeto das Ciências Contábeis o patrimônio, ela divide as contas em dois fundamentais grupos: as patrimoniais e as contas de resultado; sendo a primeira a representação do ativo, o que aponta a aparição de bens e direitos, e o passivo que mostra as obrigações e o patrimônio líquido da corporação, o passivo é constituído pelo capital social, as reservas e prejuízos; representando assim o patrimônio da empresa por meio do balanço patrimonial.
As contas de resultado são divididas em outros dois grupos: as contas de despesas, que está diretamente ligada ao esforço da empresa para a obtenção da receita; é todo o consumo de bens e serviços. Um exemplo claro para esse conceito seria a consumação de materiais, onde os instrumentos dão entrada no almoxarifado com o valor contabilizado em um ativo circulante e quando o mesmo é solicitado para uso, este valor é transferido para uma despesa.
A despesa é demostrada no balanço patrimonial pela diminuição do caixa, isto se a operação foi paga a vista, ou por meio de um acréscimo de uma divida quando a despesa é conquistada no presente, mas só vai ser paga no futuro, ou seja, a prazo. É de grande importância lembrar que todo o dinheiro que sai do caixa para pagamento de certa despesa é chamado de desembolso.
As contas de receita são aquelas que estão veiculadas a vendas de produtos, receitas de serviços, aluguel ativo, dentre vários outros. No balanço patrimonial, as receitas são demostradas por meio da