atps contabilidade financeira
Indaiatuba
2013
FAI - Faculdade Anhanguera de Indaiatuba
Apuração do Resultado do Exercício (ARE)
Regime de Competência e Regime de Caixa
Projeto a ser desenvolvido no curso de Administração da FAI - Faculdade Anhanguera de Indaiatuba – como requisito favorecer a aprendizagem, promover o estudo e para obter uma boa convivência com trabalho em grupo.
Professor orientador, João Barducchi.
Indaiatuba
2013
APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO (ARE)
CONTAS PATRIMONIAIS ou INTEGRAIS são as contas que constam no BALANÇO PATRIIMONIAL, sejam elas Bens, Direitos ou Obrigações.
Contas de RESUTADO ou DIFERENIAIS são as referentes a RECEITAS (VENDAS) e DESPESAS. São as que indicam se a empresa teve LUCRO ou PREJUIZO e pertencem à Demonstração do Resultado do Exercício.
Para avaliar se a empresa teve lucro ou prejuízo, basta comparar a Receita e a Despesa do período de acordo com o Principio de Competência.
A RECEITA corresponde à venda de mercadorias ou a prestação de serviços. A receita sempre aumenta o ATIVO, toda vez que entra dinheiro no caixa através de receita à vista, recebimentos, essas operações serão denominadas ENCAIXE. Quando a empresa vende a prazo gera DUPLICATAS A RECEBER.
DESPESA é toda atividade e esforço da empresa em por se apta a obter receitas, o que implica ônus e riscos (que podem gerar prejuízos).
A DESPESA diminui o ATIVO- CAIXA (quando a vista) ou aumenta o PASSIVO- DIVIDA (quando a prazo). A despesa também pode originar-se de outras reduções de Ativo (além do Caixa), como desgastes de máquinas (depreciação) e outras.
Se a RECEITA for MAIOR que a DESPESA a empresa teve LUCRO, se a RECEITA for MENOR que a DESPESA a empresa teve PREJUÍZO.
ARE
DESPESA/ VENDAS 27.000,00
RECEITA/ SERVIÇOS