ATPS Contabilidade de Custos Etapa 3 e 4
Curso de Administração – Unidade 1
Etapa 3 – Passo 1
Dissertação – Quanto custa um funcionário no Brasil.
Quando se inicia a contratação de um funcionário, independente de seu salário mensal, sem levar em consideração benefícios como vale transporte, cesta básica, assistência médica. Os encargos sociais acabam sendo maiores o dobro da remuneração fixada, ou seja, para cada 100,00 de salário, a empresa arca com mais 100,00 de encargos sociais, segundo especialista os encargos podem chegar a 120% e com isso a consequência dessas empresas optarem pela contratação de pessoas dos serviços jurídicos.
As empresas tem essa preferência, devido a vários fatores e um deles é a complexidade e falta de atualização no CLT – Consolidação nas Leis do Trabalho que data em 1943 que ainda não passou por um grande processo de modernização.
Salário mínimo é o mais baixo valor de salário que os empregadores podem legalmente pagar aos seus funcionários pelo tempo e esforço gastos na produção de bens e serviços, também é o menor valor que a pessoa pode vender a sua força de trabalho.
O salário mínimo aumenta consideravelmente o nível de vida dos trabalhadores brasileiros e reduz a pobreza. Porém ele aumenta o desemprego entre os trabalhadores com menos experiência, prejudicando assim os trabalhadores menos qualificados. Embora o valor mínimo seja estabelecido por lei, vários trabalhadores não recebem nem um terço do valor do salário mínimo, com isso o salário mínimo não atende a regra constitucional do principio da dignidade humana, no sentido de suprir as necessidades vitais herdar assim uma vida digna ao trabalhador.
Importante, ainda, destacar que o salário mínimo no Brasil deveria atender as necessidades biológicas e sociais do trabalhador e de sua família, o salário mínimo cada vez mais deixa a desejar ao trabalhador e a sua família, isso é um absurdo, uma vez que as necessidades do trabalhador não são somente a moradia, a alimentação e o transporte,