ATPS contabilidade básica
Projeto Interdisciplinar Aplicado, apresentado como requisito do Curso Tecnólogo em Processos Gerenciais da Universidade/Anhanguera Uniderp, turma 01, sob a orientação do tutor presencial Sr. Matheus Begname e do tutor a distância Prof.º Luiz Manuel Palmeira.
Sumário
1. O que é contabilidade.
Segundo Marion (2001, apud Fahl; Manhani, 2006, p.32) “ A Contabilidade é um processo para servir e satisfazer ao cliente e não para a satisfação do criador ou idealizador de métodos contábeis”. A Contabilidade deve ser tratada como um serviço prestado aos clientes e, para tanto, deve adaptar-se à chamada era do cliente, na qual o foco de todas as ações é a satisfação do usuário da Contabilidade (FAHL; MANHANI, 2006).
2. Conceito.
“Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não”.
3. Objetivo.
Tem como finalidade assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou meramente ideais.
4. Objetivos da Contabilidade é o “fornecimento de informações econômicas para vários usuários, de forma que propiciem decisões racionais” (IUDÍCIBUS, 2000, apud FAHL; MANHANI, 2006, p.28).
5. Usuários da Contabilidade.
Internos – representados pelos empregados, gerentes, diretores, chefes de unidades produtivas, etc.
Externos – representados pelos bancos, fornecedores, governo, sindicatos, acionistas, agências, investidores, institutos, instituições de ensino e estudantes, pessoas físicas, etc. De acordo com o Instituto Brasileiro de Contadores (IBRACON) 1992, usuário é “toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação e do progresso de determinada entidade, seja