ATPS CONTABILIDADE AVANÇADA
INTRODUÇÃO 03
TÍTULOS, VALORES MOBILIÁRIOS, APLICAÇÕES 04
REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA 06
CONTABILIZAÇÃO DO IR CSLL. 07
JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO. 15
CONCLUSÃO 17
BIBLIOGRAFIA 18
INTRODUÇÃO
Veremos o que são títulos de crédito, valores mobiliários, aplicações financeiras, investimentos. Entenderemos acerca de fusão, incorporação, fusão e cisão de empresas. Compreenderemos melhor sobre a contribuição do Imposto de Renda e da Contribuição Sobre o Lucro Líquido. Aprenderemos a definição dos Juros Sobre o Capital Próprio
TÍTULOS DE CRÉDITOS
De maneira geral, denominam-se títulos de crédito os papéis representativos de uma obrigação e emitidos por entidade financeira o não com propósito de captação de recursos, de conformidade com a legislação específica de cada tipo ou espécie. A definição mais corrente para título de crédito é: "documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado". Tal conceito agrega os principais princípios básicos da categoria do documento, sendo estes a circularidade, literalidade e autonomia.
A classificação mais importante dos títulos de crédito é feita quanto a sua circulação, da seguinte maneira:
Títulos ao portador, que são aqueles que não expressam o nome da beneficiada. Tem como característica a facilidade de circulação, pois se processa com a simples tradição.
Títulos nominativos, que são os que possuem o nome do beneficiário. Portanto, tem por característica o endosso em preto.
Títulos à ordem, que possuem as seguintes características:
1. O título à ordem pode ser subscrito por mais de um devedor.
2. Os vários devedores respondem na falta de cláusula em contrário constante do título, solidariamente para com o credor, que os pode demandar individual ou coletivamente, sem estar adstrito a observar a ordem por que se obrigaram.
3. O fato de o credor fazer valer o seu direito contra um dos coobrigados