ATPS CONTABEIS
ATPS Contabilidade Geral:
ETAPA 3 - Plano de contas e contabilização do débito e crédito.
ETAPA 4 - Livros Contábeis. Balancete de Verificação.
Campinas
2013
ETAPA 3
Passo 2 – DESCREVER 30 OPERAÇÕES MERCANTIS E / OU FINANCEIRAS.
Passo 3 – REGISTRAR AS OPERAÇÕES NO LIVRO RAZÃO, UTILIZANDO OS RAZONETES.
ETAPA 4
PASSO 1
RESUMO DO ARTIGO: Contabilidade: origem, livros contábeis e suas funções.
Desde tempos não lembrados, há milhares de anos atrás, a humanidade usa a contabilidade para fazer seus registros numéricos.
A Contabilidade usada atualmente nasceu na Itália por volta de 1.300 e é conhecida como método das partidas dobradas.
Foi frei Juca Pacioli que em 1494 ao escrever o Tractatus de Comoutis et Scripturis que deu inicio a criação da Contabilidade e por mais que o método já estivesse sendo usado antes do surgimento da obra dele, foi tal obra que passou a ser usada para tornar a Contabilidade sistematizada em um único método.
Através dessa origem que se estabeleceu a chamada tradição italiana no Brasil e influenciou o código brasileiro de Contabilidade e a antiga Lei das Sociedades por ações.
A Contabilidade evoluiu acompanhando a preocupação norte americana na eficiência gerencial e isso está presente em todas circulares e resoluções da Receita Federal posteriores à Resolução do Imposto de Renda n° 1.598.177
Princípios contábeis
Os princípios contábeis utilizados no Brasil comumente são os seguintes: princípio da Moeda como Denominador Comum, princípio do custo histórico, princípio da continuidade da empresa, princípio da entidade própria, princípio da realização, princípio da competência, princípio da igualdade contábil.
Principais Livros Contábeis
Os principais livros contábeis para contabilizar os atos e fatos administrativos na contabilidade são: Livro Diário, Livro Razão, Livro Caixa, Livro Contas-Correntes.
Há também o livro diário que é de uso obrigatório de acordo com a