Atps Cont
Introdução
Contabilidade Gerencial: é regida pelas necessidades dos usuários (em geral internos) no processo de tomada de decisão empresarial.
Não há um padrão a ser seguido.
Duas empresas do mesmo porte e ramo de atividade podem gerar conjuntos de informações completamente diferentes, tanto no conteúdo quanto na forma.
Entra em cena, o estilo gerencial de cada um, a familiaridade com a análise de informações estruturadas e a visão de negócio do empreendedor.
A Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada:
a. Superficialmente: Como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na Contabilidade Financeira, na Contabilidade de Custos, na Análise Financeira e de Balanços, etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.
b. Profundamente: A Contabilidade Gerencial está voltada única e exclusivamente para a administração da empresa, procurando suprir informações que se encaixem de maneira válida e efetiva no modelo decisório do administrador.
Considere-se que o modelo decisório do administrador leva em conta cursos de ação futuros; informes sobre situações passadas ou presentes somente serão insumos de valor para o modelo decisório à medida que o passado e o presente sejam estimadores válidos daquilo que poderá acontecer no futuro, em situações comparáveis às já ocorridas.
A Contabilidade Gerencial também se vale, em suas aplicações, de outros campos de conhecimento não circunscritos à Contabilidade. Atinge e aproveita conceitos da administração da produção, da estrutura organizacional, bem como da administração financeira, campo mais amplo, no qual toda a Contabilidade empresarial se situa.
De maneira geral, pode-se afirmar que todo procedimento, técnica, informação ou