ATPS CONCLUIDO
NOME:Fabio lafuente trindade RA:339909
TUTORA:Michele Rodrigues
PASSO:01
O crescimento da economia nos países emergentes depende da criação de empresas gerando trabalho e conseqüentemente renda para a população economicamente ativa por períodos longos de tempo, fazendo com que estes países possam produzir mais e melhor, melhorando sua colocação estratégica na economia mundial.
As micro e pequenas empresas, no Brasil, alcançam a cada ano uma maior participação na economia, Ficando próximo dos 90% do total de empresas segundo o IBGE (2004), se destacando com grandes geradores de emprego e renda, contribuindo assim, de forma crescente no aumento do PIB (produto interno bruto). Em pesquisa do SEBRAE (2004), 99% das empresas do país é Micro e Pequenas empresas, que representam quase 70% dos postos de trabalho e 20% do PIB.
Entretanto, há uma situação que compromete um crescimento ainda maior no número de empresas, que são os altos índices de mortalidade precoce das Micro e pequenas empresas, criados por alguns fatores. Segundo dados do SEBRAE (2004), das empresas abertas, 31% não ultrapassam o primeiro ano de atividade e após 5 anos chega a 60%.
Este artigo visa apresentar um breve estudo das dificuldades e principais problemas enfrentados pelas micro e pequenas empresas, e como influenciam na sobrevivência no mercado.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
3 responsáveis pelo seu próprio destino e buscam reduzir a dependência da intervenção estatal na economia, criando seus próprios negócios
Nos últimos anos, o empreendedorismo começa a se destacar no Brasil como Impulsionador econômico e passa a receber maior atenção tanto do estado quando das empresas privadas,