Atps comportamento organizacional
Para Carla Sampaio o comportamento organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absentismo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Os dois autores definem o comportamento organizacional como um campo de estudos do comportamento humano nas organizações.
Wagner & Holenbeck define mais o lado de prever, explicar, compreender e modificar este comportamento e a autora Karla Sampaio defende que com este estudo podemos reduzir o absenteísmo e a rotatividade nas organizações.
Fonte de pesquisa
Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva/autor John A.Wagner ||| John R. Holenbeck: 2 ed., São Paulo , Saraiva ,2009.pag 06.
Karla Sampaio comportamento organizacional, princípios, disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/comportamentoorganizacionalprincipios/13911/. Acesso em 19 set 2012 .
Quadro Comparativo Sistemas abertos e fechados de comportamento organizacional.
Toda empresa é um sistema, uma estrutura unificada de subsistemas inter-relacionados , abertos ou sujeito a influencia do ambiente circunvizinho. Em conjunto, estas duas noções formam a doutrina básica da abordagem dos sistemas abertos: empresas, cujos subsistemas conseguem dar conta do ambiente circundante, podem continuara em atividade, ao passo que as organizações cujos subsistemas não o conseguem, não sobrevivem.
O sistema se torna aberto a partir de suas entradas e saídas com o ambiente em que o envolve, apresentando uma grande interdependência com seu ambiente e as pessoas que o compõe.
Sistema fechado não interage com o ambiente não mantem intercambio ,não recebe qualquer influencia ambiental como