Atps Comportamento Organizacional
Neste trabalho temos o intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo, a rotatividade e promover a cidadania organizacional, tendo a relação com a Eficácia que é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado gerando a eficiência que envolve a forma com que uma atividade é feita, a eficácia se refere ao resultado da mesma.
Capítulo 1
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Derek Pugh, um dos conhecidos autores ingleses nesta área, define Comportamento Organizacional como: ”O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.
Já o professor John ivancevich define que o Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.
Essa definição coloca em evidência uma série de elementos-chaves à compreensão do CO. Em primeiro lugar, mostra que a organização formal, ainda que importante, é apenas uma de suas preocupações; em segundo lugar, incluem entre seus objetivos de estudo os indivíduos, os grupos e o ambiente onde opera a organização, em terceiro lugar, a partir de uma visão sistêmica, procura estudar as inter-relações e interdependências entre os elementos antes citados; em quarto lugar, entende que as organizações são os indivíduos que atuam