Atps comportamento organizacional
A inovação pode ser vista como a exploração de novas idéias. As pessoas que inovam ficam em posição de vantagens em relação aos demais. Essa inovação aplica-se ao desenvolvimento de novas tecnologias para a criação de novos produtos e serviços, que chegam ao mercado atraindo a atenção dos consumidores.
Essas constantes mudanças, servem como formas competitivas, com vários benefícios para empresa, como por exemplos satisfação de clientes e empregados. E ao mesmo tempo estimulando os funcionários no local de trabalho com o aumento da produtividade no trabalho.
Este tipo de inovação visa de um modo geral melhorar o desempenho de uma empresa reduzindo os custos administrativos ou custos de transações. As inovações que afetam a forma de fazer ou de organizar, tanto do processo produtivo, como das atividades complementares, podem efetuar-se através da renovação das máquinas e equipamentos para aumentar o desempenho, podendo também passar pela reorganização da cadeia produtiva.
Esse é um dos principais desafios que uma organização pode enfrentar, pois lidam com o desenvolvimento sistemático de estruturas organizacionais adequadas, políticas e práticas de comunicação, sistemas de reconhecimento e remuneração, políticas de capacitação, sistemas de controlo financeiro e de desempenho.
É dessa forma que as estratégias organizacionais são postas em prática. Uma empresa inovadora deve contar não somente com uma estratégia, estrutura, sistemas operacionais e cultura voltada para a inovação, mas, primordialmente, com um estilo de liderança que apoie a inovação.
O papel dos líderes na criação desse espaço, ou ambiente, é fundamental. Na verdade, todo o processo de formação de uma cultura de inovação deve ter um patrocinador de peso. Oferecer um espaço para a inovação não é um processo fácil ou rápido, mas vale a pena e exige uma mudança cultural na empresa e em cada um dos colaboradores.
A gestão de mudanças baseia-se na condução