Atps comportamento organizacional
O termo personalidade designa sobre tudo a constante do comportamento individual, ou seja, o conceito de personalidade é uma generalização abstrata de diversos pontos comuns de comportamento encontrados, quer num indivíduo quer num grupo de indivíduos. Por outras palavras, pode-se dizer que o conceito de personalidade se obtém através de uma soma de comportamento posteriormente reduzida aquilo que tiveram em comum entre si.
Em termos psicológicos o conceito personalidade designa, de maneira muito geral, a unidade individual do comportamento e do seu fundamento interno sendo este de foro individual e psicológico de um indivíduo. Enquanto que a sociologia se ocupa da manifestação exterior da personalidade, a psicologia interessa-se mais pela relação de personalidade dentro do próprio individuo. Como serão evidentes os aspectos em que a mesma se manifesta exteriormente, mas ao fazê-lo pretende antes observar ou analisar a conformidade existente entre aquilo que é a manifestação exterior do comportamento de um dado indivíduo e aquilo que se pensa que esse mesmo é, em si, dentro de si.•.
Por outro lado, ainda, o conceito de personalidade, ao derivar da palavra pessoa, ou seja, ao querer dizer aquilo que uma dada pessoa é, afasta-se por vezes da pessoa por não ter implicações filosóficas de significado, ou seja, enquanto que a pessoa pode ser analisada de diversas maneiras, não excluindo o seu ser, o seu conteúdo – matéria a sua existência, a personalidade pressupõe desde logo tudo isto e não tem necessidade de se debruçar sobre estas questões. A personalidade só se analisa porque a pessoa é, tem uma determinada substância e porque existe.
Ainda que se determine a existência de personalidade em tempos distintos, todos os correntes estão de acordo que ela não é um dado estático, aceitam que a personalidade se forma, se transforma, se modifica. É nesta perspectiva que inserimos a formação da personalidade, não como uma partida do zero