Atps comportamento organizacional
Profª Ma. Cristiane Vinhole de Brito
PALMAS
2012
INTRODUÇÃO
A gestão das pessoas nas organizações é uma das questões mais críticas no mundo dos negócios. O comportamento, as ações e decisões desempenham papéis fundamentais nos resultados das empresas e no desdobramento das estratégias.
O comportamento organizacional estuda os diferentes níveis de interação entre pessoas e organizações. No nível individual, verificam-se as expectativas, a motivação e as competências individuais que os colaboradores demonstram através de seu trabalho. No nível grupal estudam-se a constituição das equipes, os papeis desempenhados e as interações comunicacionais deles provenientes, além da influência do líder neste contexto.
No ambiente das organizações contemporâneas, lidar com pessoas é um dos aspectos mais desafiadores e estimulantes para a gestão. As demandas das organizações cada vez mais exigem uma gestão das pessoas voltada ao comprometimento, direcionando ações focadas em metas e resultados.
O trabalho por projetos, a gestão da diversidade em todos os seus aspectos, a gestão à distância, as equipes virtuais e tantas outras características das relações de trabalho demandam olhares e intervenções acerca do comportamento das pessoas nas organizações, nos seus aspectos individual, grupal e institucional.
Assim este trabalho se destina a aprofundar os conhecimentos acerca desta temática.
CAPITULO I
1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
1.1 Definição
As primeiras tentativas para delimitar o campo do CO surgiram na década de 60, sendo definido como estrutura e do funcionamento de organizações e do comportamento de grupos e indivíduos dentro delas, defendendo a ideia de tratar-se de uma ciência emergente e quase independente, apoiada em outras disciplinas como Psicologia, Sociologia e Economia. (ROBBINS, 1999)
Para Fiorelli (2000) Comportamento é o conjunto de ações e reações do