ATPS Cleide Etapa 1
O filo Arthropoda (do grego Arthros, articulação e podos, pés) forma um grupo extremamente diversificado, com mais de um milhão de espécies descritas e catalogadas em todo o mundo, incluindo os insetos, as aranhas, os crustáceos e outros subgrupos. Estão presente em quase todos os ecossistemas, e em todas as regiões do planeta. Há espécies terrestres, marinhas e dulcícolas. Devido a sua adaptação a diferentes ambientes, eles representam mais de 70% das espécies de animais conhecidas.
Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados, com um padrão de segmentação evidente e simetria bilateral. Possuem um esqueleto externo (ou exoesqueleto) constituído por quitina (nos crustáceos, além de quitina há também fosfato e carbonato de cálcio), que reveste e protege o corpo desses animais e evita que eles percam água. Apresentam sistema digestório completo, com digestão extracelular e sistema circulatório aberto ou lacunar, sendo o sangue chamado de hemolinfa.
A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados é a presença de patas articuladas, apêndices de locomoção que funcionam como um sistema de alavancas, possibilitando que o animal possa realizar vários movimentos diferentes, além disso, auxiliam na defesa e na captura de alimento.
Artrópodes: Classificação.
O Filo Arthropoda pode ser divido em 5 classes:
Classe Insecta. É a classe com maior número de espécie (cerca de 900 mil espécies), e mais diversificada. São os únicos invertebrados que possuem capacidade de voo. Seu corpo é divido em: cabeça, tórax e abdome. Apresentam: na cabeça, um par de antenas e, no tórax, três pares de patas. As asas podem ser presentes ou ausentes.
Exemplos: baratas, besouros, abelhas, gafanhotos, moscas, pernilongos, borboletas, formigas, cigarras, mariposas, etc.
Classe Crustacea.
Os animais da classe Crustacea são encontrados principalmente em ambientes marinhos,