ATPS classifica o pesquisa
ATPS
Prof. Wellington Renato Mancin
Carlos Rogério Alves
RA: 2542430235
Evandro Tischer Dametto
RA: 1150439015
Gerson Joest
RA: 2528427033
Gustavo de Andrade
RA: 1142345817
Robson Soriani Vasconcelos da Silva
RA: 1107294334
Realização da segunda etapa da ATPS de Classificação e Pesquisa. CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO – 4º Semestre/2012
Para o programa ser executado, será necessário compila-lo por meio do arquivo “ATPS.c”, no arquivo compactado “ATPS.rar”
Nesta etapa o desafio consiste em usar vários algoritmos de ordenação e medir o desempenho de cada um deles com tabelas de dados. Essa tabela tem 100000 de tamanho. O desafio pede para usarmos novos valores para que as funções que geram números aleatórios possam variar de tabela para tabela.
1º Passo
Primeira tela do sistema
Ao escolher a opção, todas as instâncias foram automaticamente geradas e as tabelas estão disponíveis para testes. Sendo assim é só escolher o algoritmo a ser usado. No exemplo abaixo vamos usar o quickSort como exemplo:
Menu para os algoritmos de ordenação
Quicksort selecionado
Com o tipo de algoritmo selecionado, vamos escolher o tipo de dados para o teste. De acordo com o desafio, podemos testar o algoritmo com uma tabela com dados aleatórios, ascendentes ou descendentes. Vamos escolher Dados Aleatórios, nesse momento o programa irá enviar para o algoritmo todas as três instancias de cada tabela e nos dar os resultados, como na próxima imagem.
Resultado do quickSort para a ordenação das tabelas
Após realizar teste com todos os algoritmos o grupo chegou a conclusão de que, mesmo com dados já ordenados de forma ascendente, descendente ou aleatórias os resultados foram bem próximos. Levando em conta que todos os algoritmos são de ordenação, provavelmente em um problema real a tabela a ser ordenada será aleatória. Sendo assim os algoritmos com melhor desempenho foi quickSort. Apresentou resultados rápidos e com menor índice de comparações e trocas.
Abaixo