atps ciências sociais
Passo 2
Cultura, Indivíduo e Sociedade
De acordo com Reinaldo Dias introdução a Sociologia a palavra Cultura tem para o senso comum o significado de um acumulo de conhecimentos, de saber. É culto o indivíduo que sabe as coisas. Ter cultura é ter conhecimento acumulado. É comum à afirmação de que “fulano” é um homem culto no sentido de ter cultura.
O Indivíduo recebe cultura como parte de uma herança social, por sua vez pode introduzir mudanças que serão transmitidas às gerações futuras. O homem que por meio das interações recíprocas cria uns cem números de instituições, organizações e fenômenos sociais ao nascer já encontra o grupo estruturado com uma quantidade incontável de valores, normas, costumes etc. Desse modo, o homem pode ser definido como um ser social.
Toda Sociedade, sem exceções, estabelece regras de convivência entre seus membros e sem elas pode-se dizer que seria impossível à convivência social.
Essa regulamentação da vida social, em toda sociedade há certo consenso entre seus membros do que é feio e do que está bonito.
A sociedade pode ser vista de acordo com uma evolução sócio cultural em que predomina a relação com desenvolvimento da tecnologia, são tipos básicos de sociedade e que podem ser úteis para o entendimento.
Passo 3
O INDIVÍDUO, A CULTURA E A SOCIEDADE
Por ora é suficiente definir cultura como a maneira de viver de umasociedade. Esta maneira de viver compreende inúmeros pormenores referentes são comportamento, mas entre eles há sempre fatores em comum.Representam todos a atitude normal e previsível de qualquer dos membros dasociedade diante de uma dada situação. Em consequência, apesar do númeroinfinito de pequenas variantes que podem ser encontradas na atitude de algunsindivíduos, ou mesmo nas atitudes de um mesmo indivíduo em momentosdiferentes, verificar-se-á que a maior parte das pessoas, em uma sociedade,reagirá geralmente da mesma forma a uma situação dada. Por exemplo: nanossa sociedade, quase toda gente se