Atps ciências sociais
1. INTRODUÇÃO 4
2. A CULTURA, A SOCIEDADE E O INDIVIDUO NA CONSTRUÇÃO SOCIAL 5
3. TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE DURANTE E APÓS REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 6
4. INTERAÇÕES SOCIAIS EXISTENTES ATUALMENTE 7
5. A DESIGUALDADE E EXCLUSÃO SOCIAL 9
6. TRANSFORMAÇÕES E MUDANÇAS NA PAISAGEM AMBIENTAL EM DECORRÊNCIA DA AÇÃO HUMANA 10
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 13
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar sobre a vida dos indivíduos em sociedade, sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura de forma a compreendê-los, para que se possa refletir sobre os processos de transformações das estruturas sociais.
Esses elementos fazem parte das Ciências Sociais que teve seu surgimento na época da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, devido os conflitos sociais, divisão de classes em decorrência do rápido desenvolvimento industrial e o surgimento do capitalismo onde a mais parte da riqueza se concentrava em poder da minoria.
O capitalismo tornou a sociedade consumista, a necessidade de produzir mais rápido maiores quantidades de produtos e lucrar mais, substituiu o homem pela máquina, gerando desemprego e outras conseqüências que veremos no decorrer do trabalho.
Auguste Comte é considerado o pai da Sociologia seu pensamento influenciou as teorias existentes provocando grandes mudanças. Os problemas decorrentes do rápido processo de urbanização e concentração das máquinas a vapor, terras e ferramentas sob o controle do empresário fazem surgir com bastante força a questão social conforme veremos a seguir.
2. A CULTURA, A SOCIEDADE E O INDIVIDUO NA CONSTRUÇÃO SOCIAL
A cultura é tudo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos adquiridos pelo homem tanto em família quanto na sociedade e indica o que deve ser preservado e transmitido. Definimos a cultura em Ciências Sociais