ATPS - Ciências Humanas e Sociais
Esperamos através deste trabalho compreender a construção do conceito de cultura e , a partir deste, os conceitos de subcultura, contracultura e como eles influenciam nas relações humanas. Para isso nos utilizamos do livro-texto da disciplina (Fundamentos de Sociologia Geral) além dos textos propostos para complementação do conhecimento. Após a realização da etapa 3 da ATPS, e da produção do texto resultante, reuniremos os conhecimentos adquirimos para a elaboração de uma apresentação em Power Point para apresentação dos resultados, assim, difundindo o que aprendemos de forma a partilhar esse conhecimento.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Etapa 3
O conceito de cultura é um dos mais usados nas ciências sociais. Embora diferenciado do conceito de sociedade, está claro que nenhuma cultura poderia existir sem sociedade assim como toda sociedade desenvolve uma cultura própria. Todos nós adquirimos nossas características específicas humanas em um contexto social e cultural também específico. O estudo dos aspectos e questões envolvidos na construção de identidades culturais e sociais é importante para a compreensão de diferenças nas orientações valorativas, nas normas sociais e nos comportamentos de indivíduos e grupos em sociedade, assim como para o entendimento dos contrastes entre culturas de diferentes populações em sociedades de diversos tempos e lugares. O conhecimento sobre tais aspectos da realidade social contribui significativamente para a convivência mais ampla e a maior tolerância quanto às diferentes orientações de natureza cultural e social.
A diversidade cultural também deve ser enfatizada como uma característica das sociedades humanas que se manifesta não apenas nas mudanças valorativas e comportamentais através dos tempos mas também entre diferentes sociedades de uma mesma época. Por outro lado, podemos encontrar grupos que se distinguem, dentro de uma cultura maior, por seus padrões