Atps Circuitos Logicos
O 555 é um circuito integrado composto de um Flip-Flop do tipo RS, dois comparadores simples e um transistor de descarga. Projetado para aplicações gerais de temporização, este integrado é de fácil aquisição no mercado especializado de Eletrônica. Ele é tão versátil e possui tantas aplicações que se tornou um padrão industrial, podendo trabalhar em dois modos de operação: monoestável (possui um estado estável) e astável (não possui estado estável).
Sua tensão de alimentação situa-se entre 5 e 18v, o que o torna compatível com a família TTL de circuitos integrados e ideal para aplicações sem circuitos alimentados por baterias. A saída deste C.I. Pode fornecer ou drenar correntes de até 200mA ou 0,2A,podendo assim comandar diretamente relés, lâmpadas e outros tipos de carga relativamente grandes.
Pinos e Diagrama
Qual o modo de operação do 555 (monoestável ou astável)?Explique detalhadamente através de equivalente interno o funcionamento do mesmo neste modo de operação.
No modo monoestável ele geralmente é utilizado como um temporizador ou um gerador de atraso.
Inicialmente, a tensão de disparo é +Vcc. Como o disparador (trigger) está ligado à entrada inversora do comparador 2, um tensão de +Vcc nesta entrada faz com que se tenha nível baixo na saída deste comparador (já que a tensão na entrada inversora, +Vcc, é maior que a tensão na entrada não inversora, +1/3Vcc). Isto faz com que o flip-flop RS fique no seu estado normal (com nível alto na saída Q e nível baixo na saída /Q), saturando o transistor de descarga e deixando Ct descarregado. Quando a tensão de disparo vai a nível baixo com um pulso invertido, a tensão na entrada não inversora (+1/3Vcc) é maior que a tensão na entrada inversora (0V), no comparador 2. Isto faz com que a sua saída vá a nível alto, resetando o flip-flop (nível baixo na saída Q e nível alto na saída /Q) e consequentemente cortando o transistor de descarga. Assim Ct se carrega por Rt. A tensão em Ct (tensão de limiar)