ATPS circuito retificador
Introdução
Os circuitos retificadores são circuitos elétricos utilizados em sua maioria para conversão de tensões alternadas (AC) em continua (CC), para isso utilizando os diodos semicondutores.
Objetivo
Mostrar a forma de onda e outras características do retificador de meia onda, onda completa e do retificador ponte.
Circuitos Retificadores
Circuito retificador é o circuito que transforma a (CA) em (CC), fazendo com que a corrente na carga circule em um único sentido, existem dois tipos de retificadores o de meia onda e de onda completa com 2 diodos ou 4 diodos de onda completa em ponte.
Circuitos retificadores são circuitos cuja finalidade é obter uma tensão continua a partir de uma tensão ou sinal senoidal, um circuito retificador básico é composto por um transformador, retificador, filtro e carga.
O transformador tem a função de reduzir ou elevar à tensão disponível que será enviada ao retificador que convertera a (CA) que é uma corrente bidirecional, em uma (CC) unidirecional.
O Funcionamento do transformador baseia pelo principio da indução eletromagnética, uma corrente alternada (AC) é aplicada em um dos seus enrolamentos primário que produz um fluxo magnético variável que corta as espiras do enrolamento secundário fazendo com que apareça uma F.E.M induzida no secundário. O Transformador tem a função de transferir a potencia do primário para o secundário.
Retificador de meia onda
O retificador de meia onda permite que apenas um semiciclo da onda circule pela carga, neste retificador utiliza apenas um diodo que é o retificador mais simples, devido a sua simplicidade apresenta baixa eficiência.
O retificador de meia onda entra em condução somente no semiciclo positivo, onde esta polarizado diretamente, com a polarização direta comporta se como uma chave fechada e com polarização reversa como uma chave aberta, o diodo real tem resistência direta muito baixa e resistência reversa muito