Atps Ciencias
Com o surgimento da escola nova nascem novos pensamentos, como por exemplo, a valorização da participação do aluno a fim de favorecer uma aprendizagem significativa. Desta forma os conteúdos vistos como informativos deram lugar aos conteúdos formativos. Com este novo pensar, as atividades práticas tornaram-se recursos facilitadores para a compreensão do ensino de ciências. “Tenta-se colocar em prática essas prescrições legais por meio de políticas centralizadas no MEC e que são detalhadas e especificadas em documentos oficiais, distribuídos com os nomes de “parâmetros” (KRASILCHIK, 2000, p. 87).
Conforme apontamentos dos ParâmetrosCurriculares Nacionais: Ciências
Naturais (PCN) é de suma importância superar a postura “cientificista” que o ensino de ciências apresentou por muito tempo. O surgimento dos movimentos
“Alfabetização Científica” e “Ciência Para Todos” auxiliaram neste processo. Com o intuito de fornecer “escola para todos”, passou-se a relacionar os conteúdos do ensino de ciências à vida diária e à experiência do aluno que exigiu novas compreensões do mundo, suas relações e demandas sociais (KRASILCHIK, 2000).
Assim, a aprendizagem torna-se contextualizada e consequentemente significativa. Visto que a sociedade atual convive diariamente com o crescimento e as influências das tecnologias em conjunto com a valorização do saber científico é inviável pensar na formação crítica de um indivíduo que está à margem do conhecimento científico. Salientando a afirmação anterior, o PCN enfatiza que:
O objetivo fundamental do ensino de Ciências passou a ser o de dar condições para o aluno identificar problemas a partir de observações sobre um fato, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando fosse o caso, trabalhando de forma