Atps Ciencias Sociais
CULTURA:
A cultura é como um conjunto de experiências humanas que são adquiridas pelo contato social e acumuladas pelos povos através de tempos. Nas ciências sociais, a cultura é definida como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais aprendidas de geração em geração por meio da vida em sociedade, ou seja, a cultura consiste nos valores de um grupo de pessoas, nas normas que seguem, nos bens materiais que estas criam. Esse modo de vida da sociedade inclui como essas pessoas se vestem, os seus costumes, suas crenças, as formas de trabalho, etc. A cultura está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.
INDIVÍDUO:
A palavra indivíduo geralmente descreve qualquer coisa numericamente singular, embora por vezes se refira especificamente a “uma pessoa”. O termo tem origem do latim individŭus e que se refere àquilo que não pode ser dividido. Trata-se, portanto de uma unidade (relativamente a outras unidades) ou de uma unidade elementar (relativamente a um sistema maior). O individuo tem um referente individual embora também possa se tratar de um individuo indeterminado de certa classe. Cada ser animal ou vegetal organizado relativamente à espécie a que pertence também adquire o nome de indivíduo.
SOCIEDADE:
A sociedade é uma reunião de indivíduos ou animais que vivem em grupos organizados. A sociedade é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade. As sociedades mais desenvolvidas são as humanas (estudadas pelas ciências sociais como a sociologia e a antropologia), mas também há as sociedades animais (estudadas pela sociobiologia).
O conceito também implica que o grupo partilhe laços ideológicos, econômicos e políticos.
04
Interações Sociais – Filme A Classe Operária vai ao paraíso
Ao assistir o filme “A Classe