Atps ciencias sociais
Cultura- são todas as realizações do homem, tanto matérias (utensílios, equipamento, dos mais antigos, aos mais recentes) não-materiais (valores, crenças, costumes, tradições, passado de geração em geração) como espirituais.
Não existem culturas superiores ou inferiores, e sim culturas diferentes, com crenças diferentes, costumes diferentes, e utensílios primitivos e sofisticados. Com modos de viver de acordo com a necessidade de cada grupo social.
A cultura é predominante, dinâmica e contínua. A união de diversos traços cultural por parte de um grupo social vai constituir um complexo cultural, que, por sua vez, é subdividido em vários elementos que irá compor o todo.
Indivíduos- são pessoas que ao nascer, inseri-se ao um determinado meio social, passando a incorporar uma escala de valores, onde aprendemos um idioma, costumes, absorvemos a ideologia da época e lugar.
Os indivíduos interagem entre si de diversas maneiras, em um processo contínuo, de forma voluntária e involuntária. Os valores de um indivíduo começam na família, depois na escola, o convívio com os amigos e através dos meios de comunicação. Pois é através dos contatos sociais que o indivíduo forma sua personalidade.
Sociedade- São formadas por pequenos grupos sociais, com um espaço geográfico restrito.
Numa sociedade, os contatos sociais são passageiros por não criarem vínculos de afetividade tornam-se superficiais e impessoais e prevalece a racionalidade. Para que a sociedade seja preservada, são criadas instituições elaboradas regulamentos e leis de forma racional.
Reflexão: Independentemente da designação dos valores de cada um dos pontos citados a cima é expressamente notável a ligação que tem cada um dos valores e como um interagem na formação do outro, pois a formação de um indivíduo esta completamente ligada ao meio em que ele esta inserido, e sua personalidade no decorrer da vida sofre varias influencias do tipo de sociedade em que se vive e de qual o tipo de cultura ele esta