Atps ciencias sociais
O tempo tem vindo a confirmar a Construção Social da Realidade como uma obra de referência no campo da Sociologia do Conhecimento, uma sob disciplina da Sociologia, cuja importância é cada vez maior no domínio das Ciências Sociais. Quanto à realidade subjetiva, destacam-se a interiorização da realidade através da socialização e a identidade no âmbito da estrutura social, construindo-se assim uma ponte teórica para os problemas da Psicologia Social. Esta é formada por inter-relacionamento, ou seja, indivíduos que procuram se entender e se adaptar aos movimentos intencionais e futuros de outros, por conseqüente, o ser humano se desenvolve por meio dessas relações, possuindo comportamentos programados, se controlando pela orientação falada, planejada e controlando sua atividade e de outros, através de representações mentais.
A cultura pode ser definida como tudo aquilo que se refere à literatura, cinema, arte, entre outras, seu sentido é bem mais abrangente, quando considerada como tudo que o homem, por sua racionalidade e inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as gerações futuras.
Os elementos culturais são: artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir). A cultura é uma das principais características humanas, só o homem tem a capacidade de desenvolver culturas.
A Cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente. Nas décadas de 60/70 a cultura era vista como separada da mente, o mental era concebido como um processador interno ou um pensamento abstrato. Nessa época, também se passou a estudar o efeito da escolaridade e tipos de escrita em uma determinada sociedade. Foi então um período de transição em que